25 set A farmácia natural
Pequeninas, lindas na sua simplicidade e fantásticas em seus poderes, as ervas aromáticas acompanham a humanidade na medicina, culinária, feitiços, lendas e magia. Na história das ervas fantasia e realidade se misturam sendo impossível separá-las, e aí está contida a beleza da cultura de um povo.
Seus segredos são maravilhosos, mas pouco a pouco perdemos o contato com suas propriedades e deixamos de lado aquela nossa antiga sabedoria popular erveira de fazer um chá, um unguento, um xarope, um patuá e tudo o mais que elas podem, com os seus poderes, nos agraciar.
Na antiguidade, todo médico e feiticeiro era um herbalista. Na medicina indiana tradicional, o ayurveda, as plantas e as ervas têm papel fundamental na promoção da saúde e longevidade.
O declínio do uso das ervas e plantas aromáticas começou com o advento da química moderna e também pelo mal uso de charlatães que vendiam toda sorte de talismãs e poções, desacreditando, assim, o trabalho de renomados herboristas.
Felizmente ainda temos alguns resquícios de seus usos e estamos, pouco a pouco, retomando o uso de seu conhecimento. No Brasil, em alguns estados, o SUS incorporou tratamentos através de fitoterapia. Em toda a Europa atualmente existem as para farmácias,que vendem todo o tipo de medicamentos à base de plantas. Na Itália, ainda hoje, existe a profissão de herborista e, particularmente em Florença, uma antiga farmácia datada de 1222 Officina Profumo Farmacêutica Santa Maria Novella, preserva as receitas e o modo tradicional da antiguidade na confecção de todos os seus produtos.
Alecrim, tomilho e capim-limão são maravilhosos anti-inflamatórios naturais. Hortelã, coentro, funcho e louro são ótimos para o sistema digestivo. Salsa e cebolinhas são ricas fontes de vitamina C e excelentes para o bom funcionamento dos rins. E essas são apenas algumas ervas dentro da infinidade existente na Natureza, algumas ainda desconhecidas, que podemos utilizar em nossa cozinha para todo o tipo de preparo.
A volta à Mãe Terra através das ervas aromáticas é uma volta natural às nossas raízes ancestrais perdidas na modernidade. E nada melhor para recomeçarmos, do que incluí-las em nosso quotidiano na cozinha,seja nos molhos, chás, tisanas, ou no preparo de todos os remedinhos caseiros que outrora eram dados a nós por nossas avós.
Carol Sá
@chefcarolsa
No Comments