Comida É Afeto | Afetivamente
 

Afetivamente

Afetivamente

A combinação da comida e do afeto. Se por um lado, remete a memórias sentimentais e sutis da nossa alimentação, por outro, abre um caminho de regeneração nas relações práticas do consumo alimentar.

O afeto na comida está presente em relações diversas, relacionadas à cadeia de produção, ao consumo e ao ciclo de vida do alimento. Está presente no momento em que preparamos, com quem escolhemos comer, nas definições de como e onde comprar.

Ao longo das últimas décadas viemos acelerando o distanciamento da produção e manufatura da nossa comida, perdendo o contato com as relações afetivas que suportam o ciclo do alimento, e desenvolvendo hábitos de consumo alimentar em profunda desconexão do indivíduo com a natureza, com o outro e com si próprio, gerando resultados degenerativos para a sociedade moderna.

Acreditamos que a regeneração dos hábitos alimentares acontece quando combinamos conhecimento, diversidade e prática, propondo espaço de diálogo, reflexão e ação. Tais espaços, facilitam a conexão com a autoria da comida e a autonomia nas escolhas do que consumir.

 Três vezes ao dia comemos, e em cada um desses momentos temos a oportunidade de fazer a pausa afetiva. Comer “afetivamente” é renovar as nossas primeiras memórias, reorganizar as relações de produção e compra dos alimentos, reorganizar as relações com o mundo.

 O Blog do “Comida é Afeto” convida a refletir sobre de que modo comemos, as relações que estão por trás das nossas escolhas, e a agir em direção ao caminho das mudanças que podemos fazer.

Sem comentários

Postar comentário